Meditação na horta ou jardim

As aulas de yoga sempre começam com meditação, a fim de que consigamos acalmar os nossos pensamentos - segundo a minha professora, é impossível pararmos de pensar - e, assim, desenvolvermos a consciência corporal



Consciência corporal é pararmos para sentir os movimentos internos e externos do nosso corpo, uma vez que estamos sempre muito ocupados para isso. E uma ótima forma de alcançarmos esse nível de autoconhecimento físico e mental é cuidando de um  jardim ou de uma horta. 

Iniciou-se, no canteiro de ervas aromáticas, a nossa meditação, na semana passada. Enquanto cuidávamos do canteiro era possível ficarmos com nosso próprio eu, observando ao retirarmos as ervas daninhas os nossos pensamentos, estimulando a concentração em nossas ações, apreciando os cheiros, experimentando sensações. Ao realizarmos essa tarefa, estávamos aprendendo sobre o funcionamento do nosso corpo, e verificando as nossas capacidades e limitações.


Constatei que ao realizar automaticamente essas ações de retirar o matinho da horta, deixava de apreciar   a conexão entre meu corpo e a minha mente nas tarefas do cotidiano, desperdiçando, por sua vez, inúmeros momentos de meditação e relaxamento. Além disso, descobri que podemos meditar em qualquer lugar e todos os dias da semana, basta querermos entrar em sintonia conosco.


Meus pezinhos de abóbora

Meditem, seu corpo agradece!

Referência:

Bjks ;D

Comentários