Cabelo, pele e unha - reflexos da saúde

Há algum tempo, comecei a perceber que os meus cabelos estavam caindo em demasia. Além disso, as unhas apresentavam descamações e a pele do rosto muito áspera. Sempre me preocupei em manter uma alimentação equilibrada e saudável, me questionei sobre o que poderia estar acontecendo com o meu organismo, visto que os cabelos, a pele e as unhas vão muito além da estética, ou seja, externam a nossa saúde. 

Decidi procurar uma dermatologista, a qual me passou hidratantes à base de ureia e me orientou a ingerir mais vitaminas do complexo A. Fui para casa, mas sabia que havia algo além da aparência. Passou mais um tempo, tinha consulta com a minha ginecologista, a qual sempre me pede todos os tipos de exame e mais um pouco; por causa da idade, só falta me virar do avesso. E graças a ela, descobri que estava com hipotireoidismo, isto é, a glândula tireoide já quase não produz os hormônios T3 e T4, diminuindo o metabolismo.
Logo fui encaminhada para um endocrinologista, o qual me pediu mais uma bateria de exames de sangue e ressonância, a fim de descobrir a origem do problema da baixa produção de hormônios tireoidianos.
Com o resultado dos exames em mãos, iniciei o tratamento, o qual consiste na reposição hormonal. Todavia, mesmo  com o medicamento, tanto os cabelos, quanto a pele e as unhas necessitam de cuidados especiais, pois nessa época do ano já há um ressecamento natural devido a baixa umidade do ar e, no meu caso, dobra o problema. 
Com relação a pele, preciso hidratá-la com  hidratante que contenha ureia 10% ( vale lembrar que varia a porcentagem de acordo com a quantidade do hormônio no organismo) pelo menos 3 vezes ao dia e mesmo assim não fica totalmente macia. 
Quanto as unhas, basta mantê-las pintadas e longe de produtos químicos, como alvejantes, sabão etc.
No entanto, os cabelos...fui proibida de colocar qualquer produto químico neles, pois ao entrar em contato com o couro cabeludo, acelera a descamação dele, afetando a raiz do cabelo, podendo ocasionar a calvície. 
Esta semana, estou aumentando a ingestão de vitamina A e experimentarei  receitas caseiras para a hidratação dos fios. À medida que verificar algum resultado, posto como alternativa.


Bem, é isso. Fica o alerta.

Bjks!!!!

Comentários