Hidratante ou óleo corporal, qual hidrata melhor a pele?

É sabido que a pele é o maior órgão do corpo humano e devido a sua extensão e função requer maior atenção. As principais camadas são:


  • epiderme: mais superficial, a qual serve de proteção devido a ação da queratina e dos melanócitos.
  • derme: parte mais espessa da pele e responsável por sua flexibilidade e resistência em razão da presença da elastina e do colágeno.
  • hipoderme: conjunto de tecido gorduroso, cuja função é armazenar energia.
No entanto, quando falamos de hidratação, não é mera preocupação estética, mas sim  preservação da proteção natural da pele, para evitar a entrada de micro-organismos. Então, qual o melhor produto para cumprir essa função? Hidratante ou óleo? Como agem?
Os hidratantes possuem princípios ativos capazes de atingir a epiderme e reter a água nas camadas mais profundas da pele. Já os óleos agem apenas superficialmente, ou seja, funcionam como agentes oclusivos, de obstrução momentânea da perda de líquido. 


Sendo assim, se, em virtude da secura do tempo, sua pele está opaca e ressecada, experimente utilizar, logo após o banho, um hidratante adequado ao seu tipo de pele, pois existem vários e com diferentes composições no mercado, e, por cima, o óleo. O primeiro hidratará e o segundo funcionará como impermeabilizante, isto é, reterá a água.

Lembrem-se para se ter uma pele bem hidratada é necessário o consumo de 2 litros diários de água, pois o nosso conjunto de ações que são externalizados.

Bjks, meninas.





Referências 

Comentários