Instruções para a Dieta básica - Momento de redenção II

Como havia prometido, hoje seguirá a lista dos grupos alimentícios, a qual compõem a dieta.
Iniciemos com:
Cereais, pães, batatas (de duas a cinco porções por refeição) são alimentos recomendados desde que sejam integrais. E se for consumir batata, que seja cozida ou no vapor e que não seja consumida com arroz ou macarrão, pois essa mistura de carboidratos aumenta o peso.
Feijões (de três a cinco xícaras por semana. Vegetarianos devem consumir de duas a três xícaras por dia.)
Todos os tipos são benéficos a saúde.
Frutos secos e sementes (de uma a duas porções por semana). Esses alimentos são saudáveis desde que sejam consumidos em sua forma natural, isto é, sem acréscimo de óleo, açúcar ou sal.
Hortaliças (de quatro a oito porções por dia). Quando se refere a porção, isso significa 1/2 xícara do produto inteiro ou 180 ml de suco. Deve-se consumir no mínimo oito copos de líquido por dia. As hortaliças são mais nutritivas se forem feitas no vapor ou como saladas cruas.
Frutas (de três a cinco porções ao dia). Se preferir suco, segue o mesmo padrão das hortaliças, mas se preferir comê-las, é bom 3 variedades naturais, ou seja, não vale, congelada, ou enlatada, no mínimo, por dia. Suco engarrafado...nem pensar pois a quantidade de sódio é altíssima.
Laticínios (`à vontade, se não for alérgico)
Carne vermelha (100 g por dia e de preferência uma ou duas vezes por semana), frango (entre 100 a 125 g ao dia) ou frutos do mar (180 g por dia). Prefira as carnes magras; tire a pele do frango e nada de enlatados, grelhados no carvão, pois é cancerígeno; e fritos.
Queijo (30 a 60 g por dia) de preferência branco, pois tem pouca ou nenhuma gordura.
Gordura (de quatro a sete colheres de sopa ao dia no preparo das refeições). Os óleos de canola e de oliva são os mais saudáveis.
Miscelânea: chás (duas a três xícaras por dia), temperos termogênicos, como pimenta,gengibre e alho.
Produtos de soja também são recomendados, assim como as geleias com pouco açúcar e gelatinas. Café com moderação.

A partir da próxima semana seguirão os sucos detox.

Referência:
CALBOM, Cherie e MAUREEN, Keane. Sucos para a vida. O poder terapêutico das frutas e hortaliças. Ed. Ática. p. 118, 2004. São Paulo.

Bjks.

Comentários