Taubaté - cidade do interior com ares metropolitanos

Taubaté é uma cidade do Vale do Paraíba, a qual dista 130 km da capital de São Paulo. Destaca-se por ser a "Capital Nacional da Literatura Infantil", em razão de ser a cidade natal de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores infato-juvenil brasileiro.

Embora seja do interior, Taubaté sempre esteve presente nas transformações econômicas do país, foi de grande importância no ciclo do ouro, passou pelo cafeeiro e, atualmente, possui considerável polo industrial. Além disso, abriga a Cidade Universitária do Vale do Paraíba, a qual colabora para a dinâmica social do local.




Todo esse dinamismo cultural, econômico e social da cidade é possível constatarmos, ao passearmos por suas ruas e parques. O contraste entre o antigo e o novo está visível em suas igrejas coloniais e nos históricos solares, os quais disputam espaço ao lado dos grandes prédios comerciais.

Taubaté tem problemas de cidade grande como trânsito intenso e problemas de sinalização. Todavia, facilmente esquecidos aos sentarmos para relaxar em alguns do parques espalhados pela cidade, como: Parque de Exposições Monteiro Lobato, Horto Municipal e Parque Municipal Vale do Itaim.

Se o foco é cultural, há uma gama de atrações, dentre elas: Sítio do Pica-Pau Amarelo, Museu Mazzaropi, Museu de História Natural, Casa do Figureiro, Mirante do Cristo Redentor etc.

A cidade oferece também um agradável centro gastronômico e um belo artesanato local.



Se deseja pegar a estrada e curtir um feriadão mais tranquilo e sem gastar muito, essa é a dica.

sites consultados:


Boa viagem e até mais, pessoal!

Bjks ;D

Comentários